PIB --> Expressa toda a riqueza gerada dentro das fronteiras de um país que indica o valor total de todos os bens produzidos em um determinado periodo.
Embora a atividade industrial esteja no sudeste, ela não é bem distribuída homogêneamente. Ficam localizadas a maioria em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O processo industrial brasileiro transformou o espaço geográfico da Região Sudeste.
A atratividade maior para os grandes centros urbanos foi as industrias que incorporavam grandes massas de trabalhadores sobretudo nordestinos que migraram para a região para trabalharem.
Portanto a Região Sudeste é responsável por aproximadamente 54% do PIB brasileiro e o setor mais se destaca é o setor terciário da economia.
Setores da Economia
A atividade Agropecuária do Sudeste
É considerada moderna com elevada produtividade. Esse processo de modernização ocorreu mediante o uso crescente de máquinas e equipamentos agrícolas nas propriedades rurais, com expansão de crédito agrícola, das agroindústrias e cooperativas.
A atividade extrativista no Sudeste
No subsolo dessa região encontramos vários minerais que são explorados comercialmente, como ferro, urânio, níquel, chumbo, cobre, cromo, fósforo e zinco, e também pedras preciosas como o diamante.
Existe uma área delimitada de quadrilátero ferrífero no estado de Minas Gerais.