Tema:”O Meio-Norte: Localização
e Condições Naturais”
Localização
A sub-região do Nordeste conhecida como Meio-Norte ou Nordeste Ocidental abrange parte do estado do Piauí e todo o estado do Maranhão.
Vegetação
Transição Vegetal: A região é uma zona de transição entre o Sertão semiárido e a Amazônia úmida (clima equatorial).
Tipos de Vegetação:
Oeste: Floresta Amazônica, que sofreu grande desmatamento.
Sul: Cerrado.
Leste: Caatinga.
Centro-Norte: Mata dos Cocais.
Mistura Vegetal: Algumas áreas apresentam uma mistura dessas paisagens vegetais.
Relevo e Hidrografia
Relevo: Predominância de terras em baixas altitudes (0 a 200 metros), com altitudes mais elevadas (200 a 800 metros) ao sul.
Rio Parnaíba:
Extensão de 1.414 km, faz a divisa entre Piauí e Maranhão.
Deságua no Oceano Atlântico, formando um delta no município de Parnaíba, onde se localiza o principal porto do Piauí.
Navegável na porção de planície, entre Teresina e Parnaíba.
Barragem e Usina Hidrelétrica de Boa Esperança no alto curso.
Clima
Clima Predominante: Tropical com verão úmido e inverno seco. No extremo oeste do Maranhão, clima equatorial úmido.
Temperaturas: Médias anuais entre 24 °C e 26 °C.
Precipitação: Varia entre 1000 mm e 2200 mm anuais.
São Luís (MA): 2200 mm anuais.
Teresina (PI): 1678 mm anuais.
Construção Inicial do Espaço Geográfico
Principais Eventos
F undação de São Luís (1612): Inicialmente pelos franceses, expulsos em 1615 por portugueses e luso-brasileiros.
Povoamento do Piauí: Iniciado do interior para o litoral por vaqueiros vindos dos currais do Rio São Francisco.
Expedições de Apresamento de Indígenas: Para transformá-los em mão de obra escrava, contribuíram para a formação de povoados.
Aldeamentos Indígenas: Transformados em cidades pelos padres jesuítas.
Desenvolvimento Econômico
Capitais Regionais e Outras Cidades
Capitais Regionais: Teresina (PI) e São Luís (MA).
-
População (2021): Teresina (871.126 habitantes) e São Luís (1.115.932 habitantes).
Outras Cidades Importantes: Imperatriz, Codó, Caxias, São José de Ribamar (MA) e Parnaíba (PI).
Alcântara (MA): Destaca-se pela arquitetura antiga e pelo centro de lançamento de foguetes espaciais.
Economia do Meio-Norte
Atividade Econômica Tradicional
Até 1960: Economia agropecuária baseada na criação de gado, cultivo de algodão, extração de babaçu, produção de açúcar, plantio de arroz e extração de cera de carnaúba.
Modernização Econômica (anos 1970)
Investimentos na agropecuária, extrativismo vegetal e mineral.
Estrada de Ferro Carajás: Ligando as jazidas minerais ao Porto de Itaqui, em São Luís (MA), para exportação de minério de ferro.
A Ferrovia Norte-Sul
Objetivo: Impulsionar a economia da região conectando Açailândia (MA) ao Porto de Itaqui e ao longo prazo, conectar Rio Grande (RS) a Belém (PA).
Benefícios:
Facilitação do escoamento da produção agropecuária.
Estímulo à ocupação de novas terras e ao aumento da produção, criando uma nova fronteira agrícola no Brasil.
Reorganização do espaço e promoção da integração nacional e competitividade global.
Vamos assistir o vídeo abaixo para
entendermos melhor este ASSUNTO.
Contextualização do tema +MAIS ( Questionário )
EF07GE01 - Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
EF07GE03 - Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades EF07GE07 - Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. EF07GE11 - Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). |
Conexão Geográfica
DESENVOLVIMENTO : PROFESSOR ROBERTO.
Conheça também o PORTAL do
seu professor :
GAMIFICANDO A GEOGRAFIA
Vamos aprender jogando ? Eis uma maneira prática de associar o brincar e o aprender através desses jogos interativos de geografia que selecionei para você aluno(a) do 6o ao 9o ano.