Pesquise aqui no Portal Conexão Geográfica

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Tema:"Região Sul: A Construção dos Espaços Geográficos" ( Conexão Geográfica ) by Prof. Roberto.

 


Tema:”Região Sul: A Construção

dos Espaços Geográficos

GeoCast AÚDIO

Google Maps ( Região Sul )


Ocupação Europeia da Região Sul

    No século XVI, Portugal não demonstrou muito interesse pelas terras da Região Sul do Brasil. Outras expedições europeias visitaram o local, principalmente em busca de pau-brasil, mas sem estabelecer assentamentos permanentes.

As Reduções Jesuíticas e o Bandeirismo

    O povoamento europeu na Região Sul começou no século XVII, principalmente com a criação de reduções jesuíticas pelos padres espanhóis no Rio Grande do Sul e no Paraná. Nesses locais, eles catequizavam os indígenas e praticavam a agricultura e pecuária. As reduções, chamadas também de missões, foram invadidas por bandeirantes paulistas que escravizavam indígenas. Mesmo assim, essas missões contribuíram para a formação de cidades como Santo Ângelo e São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.




Povoamento em Santa Catarina

    Durante o século XVII, as terras de Santa Catarina permaneceram pouco povoadas. A primeira povoação estável foi São Francisco do Sul, em 1658. Depois, em 1675, a Ilha de Santa Catarina, atual Florianópolis, foi colonizada. A cidade de Laguna foi fundada em 1676.

Açorianos

    A ocupação da Região Sul intensificou-se com a chegada dos açorianos em 1742. Eles fundaram várias cidades, como Porto Alegre, e também se estabeleceram em Santa Catarina, onde cerca de 5 mil açorianos chegaram entre 1748 e 1756.

A Articulação do Sul com Minas Gerais

    No final do século XVII e início do XVIII, a demanda por couro e carne na região mineradora das Minas Gerais levou paulistas a buscar gado nos campos do Sul. Isso resultou na criação de estâncias e charqueadas, especialmente no Rio Grande do Sul, que se tornou um grande fornecedor de carne.

As Tropas e a Produção de Espaços Geográficos



    Para transportar o charque e o couro até os mercados do Norte, tropeiros faziam longas jornadas do Sul para o Norte. No caminho, pousavam em locais que, mais tarde, se transformaram em cidades como Osório e Vacaria, no Rio Grande do Sul.



Imigração e Produção de Espaços no Sul



    No século XIX, a imigração europeia intensificou o povoamento do interior da Região Sul, apropriando-se de terras indígenas. Com a chegada do príncipe D. João ao Brasil, em 1808, o governo português incentivou a vinda de imigrantes, oferecendo terras e apoio financeiro. Isso resultou na formação de pequenas propriedades rurais, ao contrário dos grandes latifúndios do Nordeste e Sudeste.



Alemães, Italianos, Poloneses e Ucranianos

    A imigração alemã começou em 1824 no Rio Grande do Sul, com a fundação de São Leopoldo. Em Santa Catarina, os alemães fundaram cidades como Blumenau e Joinville. Os italianos dedicaram-se à vinicultura e à agricultura, enquanto poloneses e ucranianos, que chegaram a partir de 1878, estabeleceram-se principalmente no Paraná, dedicando-se à agricultura e pecuária.

Japoneses



    A partir de 1908, imigrantes japoneses começaram a chegar ao Brasil, inicialmente para trabalhar na cafeicultura do Sudeste. Com o tempo, alguns se mudaram para o Norte do Paraná, fundando cidades como Londrina e Maringá.

A Atual Organização do Espaço na Região Sul



    A organização espacial da Região Sul é resultado da ação histórica da sociedade sobre o meio natural. As diversas influências de europeus, africanos, indígenas e asiáticos moldaram o espaço geográfico da região, criando uma identidade cultural rica e diversificada.

Vídeo para melhor 

entender o tema:


Vamos jogar um pouco

para aprender +MAIS


Vejamos algumas

imagens neste SLIDE

Contextualização do tema +MAIS Questionário 

( CLIQUE AQUI )

EF07GE02 - Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. 



Conexão Geográfica

Navegar é preciso, para
descobrir novos horizontes.


Navegar, jogar aprendendo
 é a nossa META.

DESENVOLVIMENTO : PROFESSOR ROBERTO. 

Conheça também o PORTAL do

seu professor :

GAMIFICANDO A GEOGRAFIA

Vamos aprender jogando ? Eis uma maneira prática de associar o brincar e o aprender através desses jogos interativos de geografia que selecionei para você aluno(a) do 6o ao 9o ano.

CLIQUE AQUI