Tema:"A África e o Imperialismo Europeu"
Grandes Navegações e Colonialismo:
Nos séculos XV e XVI, os europeus, através das Grandes Navegações, exploraram e colonizaram regiões na América, Ásia e África, expandindo seu comércio.
Comércio de Escravos:
Durante quase quatro séculos, a África foi a principal fonte de mão de obra escravizada para a América, com cerca de 10 milhões de africanos sendo transportados.
- De Feitorias a Colônias:No século XIX, com o avanço do capitalismo industrial, os europeus transformaram feitorias na África em colônias, buscando matérias-primas para suas indústrias.
Conferência de Berlim (1884):
Para evitar conflitos entre si, os países europeus se reuniram na Conferência de Berlim e dividiram a África entre eles, estabelecendo regras para a ocupação.- Apropriação Formal:Com exércitos poderosos, os europeus invadiram e dominaram territórios africanos, transformando-os em colônias. Muitas populações africanas resistiram à invasão.
Impactos do Neocolonialismo:
Racismo e Segregação:
- Descolonização Africana:Após a Segunda Guerra Mundial, muitos países africanos conquistaram a independência, embora a transição nem sempre tenha sido pacífica.
EF08GE20 - Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
DESENVOLVIMENTO : PROFESSOR ROBERTO.
Conheça também o PORTAL do
seu professor :
GAMIFICANDO A GEOGRAFIA
Vamos aprender jogando ? Eis uma maneira prática de associar o brincar e o aprender através desses jogos interativos de geografia que selecionei para você aluno(a) do 6o ao 9o ano.