Tema:”Índia: Economia”
Diversidade Econômica
Muitos indianos vivem em condições precárias.
Outros têm acesso a tecnologias avançadas, destacando-se em áreas como produção de tecnologia.
Agropecuária
Agricultura representa cerca de 16% do PIB da Índia.
Emprega quase metade da população (47%).
Agricultura voltada mais para o sustento familiar do que para comercialização.
Índia é o segundo maior produtor de arroz e trigo do mundo.
A Índia tem o maior rebanho de bois e vacas do mundo e é responsável por 15% da produção mundial de leite.
Problemas com subnutrição, apesar da autossuficiência alimentar.
Monoculturas de exportação (chá, algodão, café, etc.) ocupam grandes áreas em detrimento da produção de alimentos para a população.
Desenvolvimento industrial foi afetado pela colonização britânica, que desestruturou a produção local.
Após a independência, o país começou a industrializar-se mais rapidamente.
Desde 1991, a Índia liberalizou sua economia, permitindo mais investimentos estrangeiros.
A Índia tem um dos maiores parques industriais do mundo e se destaca em tecnologia avançada.
Bangalore é um polo de tecnologia da informação; Hyderabad é conhecido por pesquisas farmacêuticas.
Profissionais indianos são valorizados globalmente, trabalhando em empresas como a Nasa.
Indústria cinematográfica, especialmente Bollywood, produz mais filmes anualmente do que os EUA.
Sugestão
CINEMATOGRÁFICA
Filme:”Gandhi”
Este filme biográfico retrata a vida de Mahatma Gandhi, o líder indiano que lutou pela independência de seu país da dominação britânica por meio da resistência não violenta. A obra mostra sua evolução desde um jovem advogado até se tornar uma figura central no movimento pela liberdade da Índia, destacando os desafios pessoais e políticos que enfrentou ao longo de sua jornada.
EF09GE08 - Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.
EF09GE09 - Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
DESENVOLVIMENTO : PROFESSOR ROBERTO.
Conheça também o PORTAL do
seu professor :
GAMIFICANDO A GEOGRAFIA
Vamos aprender jogando ? Eis uma maneira prática de associar o brincar e o aprender através desses jogos interativos de geografia que selecionei para você aluno(a) do 6o ao 9o ano.