Tema: “Região Nordeste: O Meio
Natural e a Zona da Mata”
A Diversidade no Nordeste
Ocupação e Exploração: O litoral do Nordeste foi a primeira área ocupada e explorada economicamente pelos portugueses no século XVI.
População: Em 1 de julho de 2021, a população estimada do Nordeste era de 57.667.842 habitantes, a segunda maior do Brasil.
Diversidade Natural: A região possui diversas paisagens naturais devido às características hidrográficas, variação altimétrica do relevo, e variedade de climas, solos e vegetação.
Desigualdades Sociais e Econômicas: Historicamente, a região apresenta contrastes sociais e econômicos, não devido à falta de recursos naturais, mas pela construção de uma sociedade marcada por desigualdades sociais.
Cultura: Grande diversidade cultural, incluindo hábitos alimentares, música (frevo, baião, maracatu), manifestações folclóricas e artesanato.
As Sub-regiões do Nordeste
Divisão: O Nordeste pode ser dividido em quatro sub-regiões com base nas condições naturais, especialmente o clima: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
A Zona da Mata: Localização
e Condições Naturais
Localização: Também chamada de litoral oriental do Nordeste, estende-se do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.
Clima: Clima tropical litorâneo úmido, com temperatura média anual entre 24°C e 26°C e precipitação anual superior a 1200 mm, chegando a mais de 2000 mm em algumas áreas. As chuvas ocorrem principalmente de abril a julho.
Relevo e Vegetação: Formado por planícies com praias e tabuleiros litorâneos. Originalmente coberto pela Mata Atlântica, que foi quase totalmente desmatada desde o século XVI para exploração de pau-brasil, cultivo de cana-de-açúcar e tabaco, criação de gado, e urbanização.
Zona da Mata: As Metrópoles
Capitais: Inclui seis capitais estaduais: Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Salvador e Recife são classificadas como metrópoles pelo IBGE.
Influência: Essas metrópoles oferecem diversos serviços e influenciam amplamente o espaço nordestino.
Problemas Urbanos: Deficiência em saneamento básico, habitações precárias, poluição de córregos e rios, e desigualdade de renda.
Zona da Mata: Aspectos Gerais da Economia
Divisões Econômicas: Três porções principais: Zona da Mata açucareira, Zona da Mata cacaueira, e Recôncavo Baiano.
Zona da Mata Açucareira:
Localização: Do Rio Grande do Norte até as proximidades de Salvador, BA.
Atividades: Latifúndios monocultores de cana-de-açúcar e usinas de açúcar e álcool. Importante área industrial na Região Metropolitana do Recife.
Zona da Mata Cacaueira:
Localização: Sul da Bahia.
Atividades: Produção e exportação de cacau, com destaque para os municípios de Itabuna e Ilhéus.
Recôncavo Baiano:
Localização: Municípios ao redor de Salvador.
Atividades: Produção de tabaco e importante polo industrial, especialmente após a descoberta de petróleo em 1939 e a construção da refinaria em Mataripe. O polo petroquímico de Camaçari, implantado na década de 1970, impulsionou o crescimento econômico e a industrialização.
SLIDE TEMÁTICO
EF07GE06 - Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
EF07GE08 - Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
EF07GE11 - Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
Conexão Geográfica
DESENVOLVIMENTO : PROFESSOR ROBERTO.
Conheça também o PORTAL do
seu professor :
GAMIFICANDO A GEOGRAFIA
Vamos aprender jogando ? Eis uma maneira prática de associar o brincar e o aprender através desses jogos interativos de geografia que selecionei para você aluno(a) do 6o ao 9o ano.