Portal CONEXÃO GEOGRÁFICA VIRTUAL ( IA - Inteligência Artificial ) com ferramentas DIGITAIS do Prof Roberto Lima alinhada `a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular ) do Ensino Fundamental II alinhado a filosofia do educador Paulo Freire. GeoCast AUDIOPLAY de LEITURA e Sugestão de CINEMA.
Pesquise aqui no Portal Conexão Geográfica
domingo, 13 de novembro de 2022
17a Aula / Atividade Virtual Online de Geografia para o 7o ano(17a Semana: 05 e 06 de dezembro) --> Temas:"A população da Região Sudeste". Com Jogos Interativos inclusos.
Mas
--> Antes de começar a
17a Aula / Atividade
Virtual de Geografia
17a SEMANA
RESPONDA A
FREQUÊNCIA
ABAIXO...
Tema
No passado era formado em sua maioria por povos indígenas. A não indígena restringia ao litoral.
Com o desenvolvimento da mineração e da cafeicultura, as atividades econômicas que atrairam um grande número de pessoas à outras regiões.
A população do Sudeste brasileiro é a maior do país.
É o complexo regional mais populoso e povoado do país, pois deacordo com dados do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes. Sua densidade demográfica é de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.
A distribuição da população da região Sudeste por estado, ocorre da seguinte forma:
São Paulo – 41.262.199 habitantes. Minas Gerais – 19.597.330 habitantes. Rio de Janeiro – 15.989.929 habitantes. Espírito Santo – 3.514.952 habitantes.
Atualmente, a população do sudeste é a mais populosa do Brasil com aproximadamente 85,3 milhões de habitantes e é também a mais urbanizada com um total de 93% e 7% nas áreas rurais. Representa cerca de 42% da população brasileira.
A cafeicultura e a população
Foi com a expansão cafeeira no fim do século XIX e início do século XX, que o Sudeste recebeu imigrantes de diferentes lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalharem nas lavouras de café. Os fluxos migratórios com destino à Região não cessaram. Posteriormente, vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses, entre tantos outros. Estima-se que são mais de 70 nacionalidades distintas, presentes na população do Sudeste.
Além dos imigrantes estrangeiros, os estados do Sudeste, em especial São Paulo, atraiu – e ainda atrai – centenas de milhares de migrantes do território nacional, oriundos principalmente dos estados do Nordeste.
Os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão entre os melhores do Brasil: São Paulo, 0,833; Rio de Janeiro, 0,832; Espírito Santo, 0,802 e Minas Gerais, 0,800. A maioria da população reside em áreas urbanas (aproximadamente 93%), e as taxas de alfabetização, são consideradas elevadas. No entanto, os estados sofrem com vários problemas urbanos, como engarrafamentos, déficit de moradia, violência, poluição, etc.